quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Real (??) Madrid

Afinal o que fará do Madrid Real?? Serão os "Galácticos"? Serão os Treinadores? Serão os adeptos?

Ao longo de vários anos fomo-nos habituando a ver que o Madrid ia perdendo jogos contra equipas de metade da tabela e sempre com um 11 de gala!! Pelo menos da defesa para a frente...Sempre com muitos problemas na equipa que eram sempre atribuídos aos treinadores (não duvido que parte se devesse a isso...) o Madrid demorou a conseguir apresentar uma equipa coesa suficiente.

Quando Capello chegou fez o que se chama uma revolução. Apelidou Ronaldo de "gordo", afirmou que não havia titulares indiscutíveis e fez contratações para o seu estilo de jogo que foram-se adaptando e engrenando numa máquina que se começava a mexer aos poucos.

Apesar de um início que nos parecia "mais do mesmo" o Real Madrid acaba por recuperar terreno ao Barça (que no final da temporada também vinha a defraudar as expectativas) e subir ao primeiro lugar da liga espanhola.

Depois vem o cúmulo! Despedir um treinador que foi campeão, e que até já devia saber que ia ser afastado antes de o ser???

Entretanto, chega Schuster. E chega com um discurso de "futebol romântico"! "Um futebol de ataque", dizia...

(talvez seja esta a justificação para o despedimento de Capello... De facto, não praticava um futebol vistoso que um clube como o Real Madrid pode e deve fazer)

... com grandes certezas da sua capacidade de treinador. Pretendendo romper com tudo o que Capello fazia no Real Madrid, Schuster começa a pedir jogadores de alto gabarito! Vieram alguns, como Drenthe, Metzelder, Sneijder, Saviola, Pepe ou o regresso de Baptista...

O que é facto é que os resultados, para variar, não têm sido brilhantes! Inclusivamente no jogo contra o Belém, Jorge Jesús, teve um comentário excelente: "Com estes jogadores, eu fazia melhor!".

Dias depois Schuster vem afirmar que, com estes jogadores, não pode fazer melhor... Será pertinente fazer afirmações destas e descartar-se do seu trabalho como treinador passando a "culpa" para a Direcção do Clube que não lhe deu, por exemplo, Káka?

Posso perceber que seja um estilo diferente de Capello... posso perceber, claro, que sejam precisos jogadores diferentes... Mas não me parece que Schuster não conhecesse o plantel e os jogadores que seriam contratados para tornar o Real num clube à sua imagem... até porque acho que este golpe de teatro do novo treinador já estaria bastante encenado...


Esperemos para ver se o futebol romântico vence ou se, no final da temporada, as saudades do pragmatismo vão chegar...

Abraço,
Pedro Pereira

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Hey Joe...estou aqui!!

Sei que já muito se falou sobre o assunto e que esta personagem, que insiste em entrar pela nossa televisão dentro na hora da refeição, (estou à espera para saber qual será o próximo motivo) até já reconheceu o erro tremendo que cometeu... mas não posso deixar passar o desempenho fulcral que Rui Costa, o "velho", teve na partida de hoje frente a um surpreendente, digo eu, FC Copenhaga.

Para quem mal articula uma frase, até podemos dar um desconto, e dizer que não era o seu objectivo "atacar" o jogador! Mas, sinceramente, não me parece ter sido isso que se passou.

Depois de hoje, em que vimos um "velho" com mais futebol do que a grande maioria dos "novos" do onze encarnado só me resta confirmar quão errado o Sr. Berardo está ou estava.

Todos sabemos que um jogador tem tendência a perder atributos físicos com a idade, mas a técnica que tantos "velhos" vão demonstrando nos relvados põe a um canto a grande parte da nova geração de futebolistas. Figo é outro exemplo! E que exemplo! É, de facto, sensato pensar que Rui Costa não aguenta uma época a fazer 90' todas as semanas (condição física dos jogadores tende a decrescer). Mas seria um erro craço desperdiçar um talento enorme e um espirito como os destes jogadores. E ao contrário do que diz Berardo... há muitas equipas que lutariam pelas suas contratações.

Há que saber utilizar os recursos de que dispomos da maneira mais eficaz possível. E que utilização se pode dar a este número 10...

Abraços,
Pedro Pereira


P.S.: Depois do jogo de hoje, Fernando Santos "vai dormir menos descançado". A visita à Dinamarca avisinha-se muito dificil!

Convocatória para a Arménia


Uma vez mais uma convocatória sem grandes surpresas feita pelo "Felipão", o general gosta de manter as tropas iguais ou bastante similares a outras das batalhas anteriores, desta feita a grande "surpresa" foi a convocação do novo menino bonito do meio-campo leonino Miguel Veloso que não pára de nos surpreender com brilhantes actuações e uma maturidade em campo pouco usual para um jogador da sua idade.


L.F. Scolari já havia referenciado algumas vezes o nome do jogador e tinha mesmo prometido uma convocatória para breve para o jogador, filho de um dos maiores símbolos do eterno rival da 2ª circular.


A convocatória do Miguel, Bosingwa e Meireles deixam cada vez mais a entender que o chefão não é para brincadeiras quando não respeitam a sua autoridade mostrando que estão definitivamente descartados da selecção N.Valente, Costinha e Maniche, 3 dos antigos "meninos favoritos" do seleccionador.


Tenho a dizer que depois de '66 esta sim afirma-se a verdadeira "geração de ouro" do futebol português, pois estes sim tem estado mais perto dos títulos que nunca e mostram uma garra que não era habitual na selecção.


Agora só falta também implementar de vez Manuel Fernandes e Nani nesta equipa, acho que todos concordaram comigo quando digo que com jovens deste calibre e qualidade a Selecção Nacional tem futuro assegurado!


Convocatória:


  • Guarda-redes:Quim (Benfica) e Ricardo (Bétis).

  • Defesas:Fernando Meira (Estugarda), Jorge Andrade (Juventus), Bosingwa (Porto), Miguel (Valencia), Caneira (Valencia), Paulo Ferreira (Chelsea) e Ricardo Carvalho (Chelsea ).

  • Médios:Deco (Barcelona), João Moutinho (Sporting), Miguel Veloso (Sporting), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus) e Cristiano Ronaldo (Manchester United).

  • Avançados: Hélder Postiga (FC Porto), João Tomás (Braga) Nuno Gomes (Benfica), Ricardo Quaresma (FC Porto), Simão Sabrosa e (Atlético de Madrid)


Nani 1, Anderson 0


Todos nós sabemos que Anderson custou ao Manchester United €30 milhões e Nani €25,5 milhões, que Nani no Sporting jogava a extremo e Anderson jogava na afamada posição do "número 10" no FC Porto. Pois bem, agora até o próprio site oficial do Manchester United assume que Anderson compete com Nani, para além de competir com Cristiano Ronaldo e Ryan Giggs.
Neste momento, Cristiano Ronaldo está de pedra e cal na titularidade - como parece óbvio a qualquer adepto de futebol - e Ryan Giggs, apesar da sua qualidade indbitável, está a ficar velho. Quem então vai jogando a extremo além de Ronaldo e Giggs é Nani, que até já teve a oportunidade de ver censuradas as suas acrobacias pós-golo pelo seu treinador e já jogou no primeiro jogo da equipa para a Premiership. O mega puto / mega promessa brasileira continua a fornecer calor ao assento a tempo inteiro, como quem diz que está a aquecer a bancada. Começa a ser hábito: já no FC Porto aqueceu o banco até o seu mega talento vir à tona. Desta maneira, parece-me que Anderson também ficará no banco por bastante tempo no Manchester United. Talvez seja tímido, o que será sempre um problema para ele sempre que mudar de clube.
Por outro lado, há outra dúvida que me assola a cabeça: terá realmente este Manchester um número 10? Em caso afirmativo, quem? Paul Scholes?! Não me parece. No entanto, equipa que ganha não se mexe e Ferguson não estaria disposto a mudar a formação da equipa em função do puto, obviamente, só podendo jogar a extremo. Por isso, puto, arrebita ou não passas de um suplente de luxo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Manélélé



E afinal? Voltou "mais forte", decidido a vencer e a ganhar o lugar que tinha no 11 do Benfica e afinal de contas, o elemento de maior foco do meio-campo benfiquista da pré-época parece estar a caminho, novamente, da Premiership.

O Everton apresentou uma proposta correpondente a 50% do passe de Manuel Fernandes e o médio parece estar de malas aviadas. Inclusivamente não partiu para o estágio com a equipa para o encontro contra o FC Copenhaga desta terça-feira e que assume um carácter essencial não só no clube, mas na própria estrutura técnica.

Será que o Benfica não deveria aproveitar, de vez, o potencial deste jovem jogador?


Sporting vs Porto (Supertaça Cândido de Oliveira)

Vou criar o meu post com um gostinho especial.

Como Sportinguista que sou fiquei felicíssimo com a vitória do meu clube sobre o Futebol Clube do Porto. No Estádio Municipal de Leiria, que deve ter enchido pela...5ª ou 6ª vez, assistimos a um jogo que teve como protagonista principal o reforço do Sporting Izmailov e... os postes da baliza de outro reforço do clube lisboeta Stoijkovic!

Ao longo dos 90' assistimos a um jogo agradável e ajustado ao nível de pré-época que assistimos na maioria dos clubes portugueses. Com situações de perigo de ambas as partes protagonizadas por Quaresma, Derlei, Kaz ou Liedson este foi o primeiro grande teste a estes eternos candidatos a vencerem todas as competições, quanto mais não fosse pelo troféu que estava em causa.

Na minha modesta opinião fazendo uma análise às duas equipas deve referir:
  • No Sporting:
De alguma forma Paulo Bento surpreendeu ao colocar Pedro Silva do lado esquerdo da defesa, na marcação ao mágico Quaresma. Parecendo apostar numa marcação individual e em antecipação, Pedro Silva pareceu cumprir, durante os poucos minutos que esteve em campo, uma posição que tinha como titular indiscutível Caneira.

Não deixa de ser estranho que seja novamente um destro a oucupara esta posição típicamente associada a esquerdinos! Ronny parece cada vez mais um segundo recurso e Marian Had, parece, portanto, estar por cima na luta pelo lugar.

Nota de destaque para o grande golo de Izmailov! Helton bem tentou mas foi impossível chegar áquela bola! Fantástico! Apesar disso não me pareceu que esteja ainda totalmente ligado com os seus colegas de meio-campo. É engraçado, inclusivamente, que o remate partiu de uma zona para onde Izmailov não é, teoricamente, primeira escolha. Mas, como é hábito em Paulo Bento, a rotatividade dos jogadores daquele sector é bastante elevada e acabou por fazer a diferença.

Derlei acabou por ter doi cabeceamentos relativamente perigosos e falhou a conclusão num grande cruzamento de Moutinho. Espero que consiga marcar um ou dois golos, pois muitas vezes, isso basta.

De resto, a equipa talvez se tenha ressentido de um Liedson um pouco abaixo do normal!
  • No Porto:
"Em equipa que ganha não se mexe!". Esta poderia muito bem ter sido um lema aplicado por Jesualdo Ferreira. É notório que Bruno Alves e Pedro Emanuel não fazem um Pepe (eu que até nem sou grande fã do brasileiro)! Para além disso, apercebemo-nos todos (inclusivamente os dirigentes do Manchester) que Anderson era um Grande jogador que "jogava e fazia jogar" (se me permitem o chavão). E parecendo que não, a ausência de Lucho acaba também por fragilizar uma zona cada vez mais determinante nos jogos mais competitivos: o meio-campo!

Tirando estes factos, que na minha opinião objectivamente fragilizam o Porto, penso que, mais uma vez, o 11 do Porto foi Quaresma mais 10. Sempre presente nas iniciativas de ataque, nos cruzamentos e nos livres, o nº7 do Porto combinou bem com Fucille (outro jogador que gostei de ver) na Ala esquerda do ataque do Porto criando vários lances de perigo naquela área.

Paulo Assunção mal se viu no jogo e Raúl Meireles tenta "assumir o jogo" e fazer aquilo em que não é brilhante (organizar jogo). Penso que muito terá que ser feito neste sector da equipa para manter o espírito vencedor que a caracteriza.

Uma palavra para os poucos minutos que vi de Leandro Lima quer neste jogo quer no Torneio de Roterdão. Quando estiver rotinado pode muito bem substituir o que Anderson teria feito no clube: assumir-se como organizador de jogo, o 10 típico! Muito bom toque de bola e boa visão de jogo (facilmente desmarcou Kaz, numa jogada perto do final do encontro). Acho que é, sem dúvida, um jogador que no seu melhor momento vai ser difícil de ser travado.


Penso ter focado alguns pontos essenciais do jogo do passado Sábado pelo menos a nível tático das equipas.

É claro que houve um grande burburinho pelo lance que Tonel protagonizou na grande área do Sporting que na minha opinião tem muito pouco de penalty. Aliás...de penalty só tem mesmo o facto de "a bola ter tocado no braço do jogador", e digo isto no sentido mais restrito da frase! Além de estar de olhos fechados e estar em clara posição de cabeceamento a bola acaba por ir ter a um jogador do Porto sem que, antes de a bola ser aliviada pela equipa do Sporting, nenhum destes (pelo menos não me apercebi na imagem) tenha reclamado o que fosse...Se tivesse sido golo, ninguém falaria disto. A meu ver parece um lance mais casual do que intencional...mas eu sou "suspeito" em falar do tema!

Salva-se o facto de Jesualdo Ferreira não ter demorado dois dias a reparar que podia ter havido uma irregularidade num lance da partida como o fez no jogo com o Benfica, na Luz, na época passada e, diga-se, de forma um tanto quanto arrogante, como se já soubesse que David Luiz estaria em fora-de-jogo.

Abraços,
Pedro Pereira

O início ...

Bem,

Antes de mais acho que devo referir os motivos pelos quais comecei este pequeno canto de discussão saudável sobre o desporto Rei.

De certeza que já viram inúmeros blogs ou fóruns acerca de Futebol! De certeza que já participaram nalguns deles! E de certeza que já se fartaram de ver comentários que, pelo clubismo e fanatismo dos seus autores, automaticamente se distanciam do que está em discussão, partindo para o ridículo e muitas das vezes, para comentários ofensivos e despropositados. Acho que, o facto de cada um defender o seu clube, como de resto eu faço, não implica que se caia fora do âmbito de uma discussão ou de um tema que, à partida, é concreto.

Por outro lado, penso que não haverá altura mais certeira para iniciar um blog desta natureza do que no início da época desportiva que vai começar, ou que em alguns países como Inglaterra, Portugal, Espanha e França, já teve início!


Acho apropriado indicar os temas ou áreas que terão maior peso neste blog. Para além da natural focalização no campeonato Português daremos também importância às outras ligas europeias de maior relevo, nomeadamente Espanha, Itália e Inglaterra.


O que é facto é que, com " Depois dos 90' " vou tentar criar, com a vossa colaboração, um local de discussão SAUDÁVEL e de RESPEITO entre todos os participantes, seja com posts seja com comentários! E desde já, deixo o convite a que quem entre: Participa! E que não deixes o blog cair no esquecimento!
Penso que devemos (todos) criar um espirito de aprendizagem e de troca de ideias que deve ser imagem de marca deste blog!

Espero que depois desta pequena introdução vos tenha motivado para participarem no início e na construção deste blog!


Abraços,
Pedro Pereira